Exercício sobre A Pré-História e a História com Gabarito QUESTÃO 01 (UFPE) A Pré-História, encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual...
Exercício sobre A Pré-História e a História com Gabarito
QUESTÃO 01
(UFPE) A Pré-História, encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase Neolítica?
a. Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.
b. Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
c. Os homens aprenderam a controlar o fogo.
d. Os homens conheciam uma economia comercial e praticava os juros.
e. Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, torando-se produtores de alimentos.
QUESTÃO 02
(UFTPR) Tradicionalmente, podemos definir a Pré-História como o período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior a 4000 a.C, pois foi por volta dessa época que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Com base nesse entendimento, qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase Paleolítica?
a. Os homens aprenderam a polir a pedra. A partir de então, conseguiram produzir instrumentos (lâminas de corte, machados serras com dentes de pedra) mais eficientes e mais bem acabados.
b. Os homens descobriram uma forma nova de obter alimentos: agricultura, que os obrigou a conservar e cozinhar os cereais.
c. Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, os homens não tinham mais por que mudar constantemente de lugar e tornaram-se sedentários.
d. Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
e. Os homens ainda não produziam ainda seus alimentos, não plantavam e nem criavam animais. Na verdade, eles coletavam frutos, grãos e raízes, pescavam e caçavam animais.
QUESTÃO 03
(UFRN) A prática da agricultura e a criação de rebanho implicavam alterações nas sociedades Neolíticas. Nesse contexto, em diversas comunidades do Oriente Próximo, indentifica-se, entre outras transformações, o(a):
a. Desenvolvimento de impérios caracterizados pelo afastamento das tradições mítico-religiosas em favor de um pensamento racional e naturalista.
b. Ampliação das atividades lucrativas, como, por exemplo, o comercio realizado pelos estrangeiros e seus escravos nos domínios das diversas cidades.
c. Surgimento de uma prática politica descentralizada, que permitiu o livre desenvolvimento econômico das diferentes regiões ocupadas.
d. Diferenciação social baseada na riqueza e no poder, com o surgimento do Estado, instrumento de controle e apropriação dos recursos naturais.
QUESTÃO 04
(UFRGS) Foi fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período neolítico:
a. A utilização de metais, como cobre e bronze.
b. O nomadismo típico dos povos caçadores de coletores.
c. A revolução agrícola.
d. A revolução urbana e a formação dos impérios tecnocráticos.
e. A formação de religiões monoteístas.
QUESTÃO 05
(FGV) Sobre a Revolução Urbana, pode-se afirmar que:
a. Ocorre no fim do Paleolítico, graças á utilização de pedra polida pelo o homem.
b. Representou a intensificação do nomadismo.
c. Começou quando os homens derrotaram o poder dos sacerdotes e inauguraram as cidades-Estados.
d. Ocorreu no final do Neolítico, quando se ampliou a agricultura irrigada.
e. Está ligada ao aparecimento da magia.
QUESTÃO 06
(UFPE) Todas as alternativas correspondem a atividades desenvolvidas durante o Neolítico. Assinale o que sofreu solução de continuidade quanto ao seu desenvolvimento.
a. A procura dos homens no Neolítico pelas margens dos rios para se fixarem devido à secura do clima e à escassez de água.
b. A sedentarização do homem, o desenvolvimento do cultivo do solo, de técnicas de caça e a domesticação de animais.
c. A cultura dolmênica desenvolvida em parte da Europa.
d. O surgimento dos primeiros aglomerados urbanos devido à necessidade de os indivíduos se defenderem de saques e agressões.
e. O aparecimento dos primeiros trabalhos em metal em barro e em lã.
QUESTÃO 07
(FUVEST) Sobre o surgimento da agricultura – e seu uso intensivo pelo o homem –, pode se afirmar que:
a. Foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.
b. Ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, a partir desta, para a América.
c. Com tantas outras invenções, teve origem na China, de onde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.
d. Ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China), e na América (México e Peru).
e. De todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalúrgica e o comercio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.
QUESTÃO 08
(UFPB) A historiografia costuma chamar as sociedades que se desenvolveram antes da invenção da escrita como “pré-históricas”.
Os homens dessas sociedades paulatinamente superam suas deficiências físicas e de raciocínios, bem como de adaptação ao ambiente, onde passaram a criar condições matérias para sobreviver. Sobre esse longo período em que viveram essas sociedades, afirma-se:
I. O Paleolítico é caracterizado como o Período da Pedra Lascada, em que a luta pela sobrevivência tinha por base a caça, a pesca e a coleta. Os homens eram nômades, viviam em bandos e habilitavam as cavernas.
II. A principal conquista do Neolítico foi p domínio do fogo, que possibilitou ao homem defender-se de animais, preparar alimento, proteger-se do frio e sedentarizar-se, organizando-se em tribos e vivendo em aldeias agrícolas autossuficientes.
III. Duas caraterísticas marcaram a Idade dos Metais: a revolução urbana e o uso de instrumentos de metal na fabricação de utensílios e armas. Esse período se distingue pela harmonia entre povos.
Considerando as afirmativas, está(ão) correta(s):
a. Apenas I.
b. Apenas II.
c. Apenas III.
d. Apenas I e II.
QUESTÃO 09
(UFSCAR) Entre as transformações ocorridas na passagem da pré-história para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de:
a. Solo fértil, atingindo periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional.
b. Difícil acesso, cujo disposição do relevo levantava barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque de riquezas.
c. Entroncamento de rotas comercias oriundas de países e continentes distintos, local de confluência de produtos exóticos.
d. Riquezas minerais e de abundância de madeira, condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos urbanos.
e. Terra firme, distanciada de rios e de cursos d’água, com grau de salubridade compatível com a concentração populacional.