Exercício sobre A Pré-História e a História com Gabarito

Exercício sobre A Pré-História e a História com Gabarito QUESTÃO 01 (UFPE) A Pré-História, encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual...

Exercício sobre A Pré-História e a História com Gabarito

QUESTÃO 01
(UFPE) A Pré-História, encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase Neolítica?

a. Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.

b. Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.

c. Os homens aprenderam a controlar o fogo.

d. Os homens conheciam uma economia comercial e praticava os juros.

e. Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, torando-se produtores de alimentos.


QUESTÃO 02
(UFTPR) Tradicionalmente, podemos definir a Pré-História como o período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior a 4000 a.C, pois foi por volta dessa época que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Com base nesse entendimento, qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase Paleolítica?

a. Os homens aprenderam a polir a pedra. A partir de então, conseguiram produzir instrumentos (lâminas de corte, machados serras com dentes de pedra) mais eficientes e mais bem acabados.

b. Os homens descobriram uma forma nova de obter alimentos: agricultura, que os obrigou a conservar e cozinhar os cereais.

c. Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, os homens não tinham mais por que mudar constantemente de lugar e tornaram-se sedentários.

d. Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.

e. Os homens ainda não produziam ainda seus alimentos, não plantavam e nem criavam animais. Na verdade, eles coletavam frutos, grãos e raízes, pescavam e caçavam animais.


QUESTÃO 03
(UFRN) A prática da agricultura e a criação de rebanho implicavam alterações nas sociedades Neolíticas. Nesse contexto, em diversas comunidades do Oriente Próximo, indentifica-se, entre outras transformações, o(a):

a.  Desenvolvimento de impérios caracterizados pelo afastamento das tradições mítico-religiosas em favor de um pensamento racional e naturalista.

b. Ampliação das atividades lucrativas, como, por exemplo, o comercio realizado pelos estrangeiros e seus escravos nos domínios das diversas cidades.

c. Surgimento de uma prática politica descentralizada, que permitiu o livre desenvolvimento econômico das diferentes regiões ocupadas.

d. Diferenciação social baseada na riqueza e no poder, com o surgimento do Estado, instrumento de controle e apropriação dos recursos naturais.


QUESTÃO 04
(UFRGS) Foi fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período neolítico:

a. A utilização de metais, como cobre e bronze.

b. O nomadismo típico dos povos caçadores de coletores.

c.  A revolução agrícola.

d. A revolução urbana e a formação dos impérios tecnocráticos.

e. A formação de religiões monoteístas.


QUESTÃO 05
(FGV) Sobre a Revolução Urbana, pode-se afirmar que:

a. Ocorre no fim do Paleolítico, graças á utilização de pedra polida pelo o homem.

b. Representou a intensificação do nomadismo.

c. Começou quando os homens derrotaram o poder dos sacerdotes e inauguraram as cidades-Estados.

d. Ocorreu no final do Neolítico, quando se ampliou a agricultura irrigada.

e. Está ligada ao aparecimento da magia.


QUESTÃO 06
(UFPE) Todas as alternativas correspondem a atividades desenvolvidas durante o Neolítico. Assinale o que sofreu solução de continuidade quanto ao seu desenvolvimento.

a.  A procura dos homens no Neolítico pelas margens dos rios para se fixarem devido à secura do clima e à escassez de água.

b. A sedentarização do  homem, o desenvolvimento do cultivo do solo, de técnicas de caça e a domesticação de animais.

c. A cultura dolmênica desenvolvida em parte da Europa.

d. O surgimento dos primeiros aglomerados urbanos devido à necessidade de os indivíduos se defenderem de saques e agressões.

e. O aparecimento dos primeiros trabalhos em metal em barro e em lã.


QUESTÃO 07
(FUVEST) Sobre o surgimento da agricultura – e seu uso intensivo pelo o homem –, pode se afirmar que:

a. Foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.

b. Ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, a partir desta, para a América.

c. Com tantas outras invenções, teve origem na China, de onde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.

d. Ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China), e na América (México e Peru).

e. De todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalúrgica e o comercio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.


QUESTÃO 08
(UFPB) A historiografia costuma chamar as sociedades que se desenvolveram antes da invenção da escrita como “pré-históricas”.

Os homens dessas sociedades paulatinamente superam suas deficiências físicas e de raciocínios, bem como de adaptação ao ambiente, onde passaram a criar condições matérias para sobreviver. Sobre esse longo período em que viveram essas sociedades, afirma-se:

I. O Paleolítico é caracterizado como o Período da Pedra Lascada, em que a luta pela sobrevivência tinha por base a caça, a pesca e a coleta. Os homens eram nômades, viviam em bandos e habilitavam as cavernas.

II. A principal conquista do Neolítico foi p domínio do fogo, que possibilitou ao homem defender-se de animais, preparar alimento, proteger-se do frio e sedentarizar-se, organizando-se em tribos e vivendo em aldeias agrícolas autossuficientes.

III. Duas caraterísticas marcaram a Idade dos Metais: a revolução urbana e o uso de instrumentos de metal na fabricação de utensílios e armas. Esse período se distingue pela harmonia entre povos.

Considerando as afirmativas, está(ão) correta(s):

a. Apenas I.
b. Apenas II.
c. Apenas III.
d. Apenas I e II.


QUESTÃO 09
(UFSCAR) Entre as transformações ocorridas na passagem da pré-história para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de:

a. Solo fértil, atingindo periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional.

b. Difícil acesso, cujo disposição do relevo levantava barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque de riquezas.

c. Entroncamento de rotas comercias oriundas de países e continentes distintos, local de confluência de produtos exóticos.

d. Riquezas minerais e de abundância de madeira, condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos urbanos.

e. Terra firme, distanciada de rios e de cursos d’água, com grau de salubridade compatível com a concentração populacional.


Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: Exercício sobre A Pré-História e a História com Gabarito
Exercício sobre A Pré-História e a História com Gabarito
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/09/exercicio-sobre-pre-historia-e-historia-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/09/exercicio-sobre-pre-historia-e-historia-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo