Exercício sobre Estudo das Ciências Sociais (Sociologia) com Gabarito e Resolução

Exercício sobre Estudo das Ciências Sociais (Sociologia) com Gabarito e Resolução QUESTÃO 01 O positivismo foi uma das grandes correntes de ...

Exercício sobre Estudo das Ciências Sociais (Sociologia) com Gabarito e Resolução

QUESTÃO 01
O positivismo foi uma das grandes correntes de pensamento social destacando-se entre seus principais teóricos, Augusto Comte e Émile Durkheim.

Sobre a concepção de conhecimento científico, presente no positivismo no século XIX, é correto afirmar:

A) A busca de leis universais só pode ser empreendida no interior das ciências naturais, razão pela qual o conhecimento sobre o mundo dos homens não é científico.

B) Os fatos sociais fogem à possibilidade de constituírem objeto do conhecimento científico, haja vista sua incompatibilidade com os princípios gerais de objetividade do conhecimento e neutralidade científica.

C) Apreender a sociedade como um grande organismo, a exemplo do que fazia o materialismo histórico, é rejeitado como fonte de influência e orientação para investigações empreendidas no âmbito das ciências sociais.

D) A ciência social tem como função organizar e racionalizar a vida coletiva, o que demanda a necessidade de entender suas regras de funcionamento e suas instituições forjadas historicamente.

E) O papel do cientista social é intervir na construção do objeto, apontando à compreensão da sociedade os valores por ele assimilados durante o processo de socialização obtido no seio familiar.

RESPOSTA.

QUESTÃO 02
Leia o texto a seguir.

A maior parte dos sábios, como Isaac Newton, era profundamente crente e pensava que descobriu as leis da natureza graças à física é descobrir a obra de uma providência absolutamente divina e convencer-se de que a organização do mundo não é produto do acaso.

Muito antes das Luzes, é no declínio das antigas hierarquias e no turbilhão suscitado pela chegada do Novo Mundo que devemos buscar a fonte da revolução científica. É nesse contexto que novas ciências abandonam a concepção de natureza como algo maravilhoso, governado por princípios ocultos, e passam a imaginá-lo como uma máquina gigantesca.

A tal engrenagem seguiria leis reguladoras e necessários, passíveis de serem traduzidas em linguagens matemáticas. Isso não impediria, contudo, que a visão mecanicista da natureza continuasse por muito tempo como um ato de fé, incapaz de explicar fenômenos tão familiares como a coesão de materiais, e queda dos corpos ou a maré.
Adaptado de: JENSEN, P. O saber não é neutro. Le Monde Diplomatique Brasil,
Ed. Instituto Polis, jun. 2010, ano 3, nº. 35, p. 34.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a revolução científica, é correto afirmar:

A) A revolução científica possibilitou demonstrar, no terreno da vida social, que o saber é neutro, pois é baseado em provas empíricas reveladoras de uma forma de verdade que não comporta manipulações pelos homens.

B) A revolução científica comprovou que as mesmas leis gerais que regem o mundo físico atual também sobre a realidade social, de tal modo que, compreendendo uma, se compreende diretamente a outra.

C) Para revolução científica, ciência e religião são formas de compreensão racional da realidade, estando ambas regidas pelos princípios de observação, verificação e experimentação capazes de demonstrar a hipótese inicial.

D) A grande contribuição da revolução científica para as ciências humanas foi demonstrar que as relações sociais possuem regularidades matemáticas, o que permite prever com exatidão os comportamentos dos indivíduos e de grupos de indivíduos.

E) Ainda que impossibilitada de explicar a dinâmica da vida social, a revolução científica trouxe para o terreno das ciências humanas o princípio da racionalidade da investigação como caminho para a apreensão objetiva dos fatos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 03
Podemos conceituar a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A respeito da origem do desenvolvimento da Sociologia, analise as proposições a seguir e assinale a correta.

A) Os estudos sociológicos das transformações sociais e suas implicações tem origens na análise das sociedades ocidentais, com base na industrialização e nas repercussões sociais provocadas pela Revolução Industrial.

B) A transformação social, objeto principal de estudo da Sociologia, está associada somente às mudanças tecnológicas provocadas pelo homem.

C) Nos estudos sociológicos a cultura pode ser entendida como o acúmulo de informações sobre os mais diferentes campos de conhecimento.

D) O pensamento de Karl Marx, influente no século XIX para o desenvolvimento das Ciências Sociais, analisou e defender o sistema capitalista, sob o argumento de que era inerente às relações sociais.

E) Max Weber, outro influente autor, analisou a origem da ética capitalista, coordenando-a e defendendo o socialismo como alternativa para desigualdades provocadas pelo capitalismo.

RESPOSTA.

QUESTÃO 04
Para Comte a Sociologia procura estudar e compreender a sociedade, para organizá-la e reformá-la depois. Ele acreditava que os estudos das sociedades deveriam ser feitos com o verdadeiro espírito científico e objetividade. De acordo com a afirmação, é correto afirmar:

A) O Brasil sofreu uma forte influência da filosofia positivista de Comte. Um exemplo clássico é a máxima política positivista "Ordem e Progresso" da bandeira nacional.

B) O positivismo teve influências leves no Brasil, tendo como representação máxima o amor por princípio nas bases de suas divisas.

C) A máxima "Ordem Progresso" que aparece no Hino Nacional Brasileiro é aprova da influência do positivismo no Brasil.

D) A expressão positivista mais conhecida é "espírito científico e objetividade"; dela foi extraída a Dociologia.

E) O positivismo pensa a Sociologia como ciência e ponto de partida para a compreensão a economia de um sistema político.

RESPOSTA.

QUESTÃO 05
Baseado no conceito de imaginação sociológica do sociólogo estadunidense Wright Mills, Anthony Giddens (2008) apresenta a seguinte reflexão sobre a disciplina:

Estudar sociologia não pode ser apenas um processo rotineiro de adquirir conhecimento. Um sociólogo é alguém capaz de se libertar do imediatismo das circunstâncias pessoais e apresentar as coisas num contexto mais amplo.

Corresponde à concepção defendida por Giddens:

A) O sociólogo deve se preocupar com o processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade para estabelecer leis gerais de explicação das regularidades universais presentes na vida social.

B) Qualquer aspecto da vida social, mesmo os mais forte negros e familiares, pode ser pensado a partir de um ponto de vista sociológico, pois está relacionado a diferentes aspectos da vida social (políticos, econômicos e ideológicos e etc.).

C) A Sociologia é uma ciência positiva, que deve definir com critérios objetivos os fatos sociais a serem estudados.

D) O sociólogo deve estudar somente questões sociais familiares e relacionadas ao seu entorno.

E) A Sociologia se diferencia da Biologia e da Psicologia por que estuda a cultura e a sociedade, e não a natureza ou o indivíduo.

RESPOSTA.
Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: Exercício sobre Estudo das Ciências Sociais (Sociologia) com Gabarito e Resolução
Exercício sobre Estudo das Ciências Sociais (Sociologia) com Gabarito e Resolução
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/09/exercicio-sobre-estudo-das-ciencias-sociais-sociologia-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/09/exercicio-sobre-estudo-das-ciencias-sociais-sociologia-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo