Exercício sobre Biologia Molecular com Gabarito e Resolução

Exercício sobre Biologia Molecular com Gabarito e Resolução QUESTÃO 01 Quando se estuda a composição dos seres vivos chega-se à conclusão de...
Exercício sobre Biologia Molecular com Gabarito e Resolução

Exercício sobre Biologia Molecular com Gabarito e Resolução

QUESTÃO 01
Quando se estuda a composição dos seres vivos chega-se à conclusão de que todos os seres vivos são formados, basicamente, pelas mesmas categorias de moléculas. A respeito de moléculas formadores dos seres vivos e conceitos químicos e biológicos envolvidos, é errado afirmar:

A) Na construção do ser vivo, o componente inorgânico predomina sobre o orgânico. A água é o componente mais abundante nas células vivas.

B) O teor de sais minerais nas células é menor de 1%, porém a ausência destes constituintes moleculares provoca, entre outros, a inativação de algumas enzimas, dificuldade na coagulação sanguínea e na formação de hemácias.

C) Os glicídios são moléculas orgânicas fornecedoras de energia para o metabolismo celular. Quando comparadas com outras moléculas fornecedoras de energia, os glicídios são as moléculas que armazenam a maior quantidade de energia, analisando-se grama por grama.

D) Os lipídios são moléculas orgânicas essenciais à formação de membranas celulares, alguns hormônios e isolamento elétrico encontrado na bainha de mielina nos neurônios.

E) Nas corridas de longas distâncias, o glicogênio é responsável pelo fornecimento de energia nos primeiros minutos de exercícios físicos. Após alguns minutos o glicogênio estocado nos músculos e fígado vai acabando e os lipídios serão responsáveis pelo fornecimento de energia para exercícios físicos de longa duração.

GABARITO.

QUESTÃO 02
As moléculas fornecedoras de energia para o metabolismo das células pertencem a três grandes grupos: glicídios, proteínas e lipídios. O interior da célula revela a presença de outras moléculas com funções bem diversificadas. A respeito das moléculas formadoras das células, é errado afirmar:

A) O amido é um polissacarídeo de reserva dos vegetais e o glicogênio é o polissacarídeo de reserva dos animais, armazenado no fígado e nos músculos.

B) Vitaminas pertencem a grupos químicos variados e procedem como coenzimas, isto é, podem atuar como ativadores enzimáticos.

C) DNA e RNA são polinucleotídios, as maiores moléculas encontradas no interior das células, realizando controle do metabolismo e transmissão das características hereditárias.

D) Os fosfolipídios presentes na construção das membranas celulares desempenham função estrutural de suma importância.

E) Todo catalisador presente no interior da célula é uma enzima formada por uma sequência de aminoácidos.

GABARITO.

Observe um rótulo retirado de um produto alimentício encontrado nos mercados de muitas cidades brasileiras e responda às questões 0304 e 05.

informação nutricional

QUESTÃO 03 
A respeito da composição nutricional e química deste alimento, é errado afirmar:

A) As proteínas são polímeros de aminoácidos, unidos por ligações peptídicas.

B) Uma proteína apresenta uma sequência de aminoácidos, A sequência de aminoácidos é a estrutura primária de uma proteína.

C) As fibras alimentares presentes nos produtos são provenientes de tecidos vegetais lignificados como é o caso de esclerênquima.

D) Gorduras saturadas, em excesso na alimentação diária, podem provocar distúrbios na circulação sanguínea e entupimento de vasos sanguíneos.

E) O colesterol está ausente neste alimento, por isso podemos concluir que este alimento pode ser de origem vegetal. O colesterol é um componente presente em lipídios de origem animal e deve ser evitado na alimentação, pois é inútil e sempre prejudicial à construção de células animais.

GABARITO.

QUESTÃO 04
Analisando o rótulo do produto alimentício, dê duas possíveis provas de que o alimento pode ser de origem vegetal.

A) Alto valor energético por porção de 30 g e alto teor de sódio.

B) Ausência de gordura trans e altos teores de gorduras saturadas.

C) Presença de fibra alimentar e ausência de colesterol.

D) Altos teores de proteínas e baixos teores de carboidratos.

E) Todos os componentes presentes no rótulo do produto alimentício estão presentes em alimentos de origem animal.

GABARITO.

QUESTÃO 05
No rótulo do produto alimentício encontra-se um componente nutricional, presente em alguns tipos de cereais, e que desencadeia uma série de transtornos digestivos, como: cólicas intestinais, crises severas de diarreia e lesões na parede no tubo digestivo. O distúrbio descrito anteriormente chama-se _________ e o componente nutricional que provoca altas alterações fisiológicas é um (a) ________, denominado (a) _________. 

A) hepatite; proteína; colágeno.
B) celíase; proteína; gluteína (glúten).
C) fenilcetonúria; proteína; fenilalanina.
D) alcaptonúria; lipídio; esfingomielina.
E) anemia; proteína; hemoglobina.

GABARITO.

QUESTÃO 06
As enzimas são essenciais ao funcionamento celular, pois são moléculas catalisadoras de reações de metabolismo. Virtualmente, todas as reações que ocorrem no interior das células são catalisadas por enzimas. Na engenharia genética, bioquímica e fisiologia celular são usadas em inúmeras pesquisas e experimentos científicos. A respeito das enzimas e conceitos científicos, é errado afirmar:

A) Uma enzima é uma proteína biocatalisadora, formada por uma sequência de aminoácidos.

B) Lactobacilos (bactérias) fabricam enzimas (fermentos) que são utilizados na produção de alimentos, como iogurtes, requeijão e coalhas.

C) Alguns tipos de antibióticos podem se encaixar em enzimas e inibir sua ação, bloqueando algumas etapas do metabolismo celular bacteriano.

D) Alguns agentes, como temperatura alta, oscilação grande do pH, corrente elétrica de alta voltagem, detergentes e radiação, podem provocar desnaturação das enzimas.

E) Enzimas se caracterizam por facilitarem a ocorrência de reações químicas porque aumentam a energia de ativação das reações e diminuem a velocidade das reações químicas.

GABARITO.

QUESTÃO 07
A desnutrição observada em crianças em algumas regiões do mundo provoca uma série de doenças que poderiam ser evitadas. A falta de uma nutrição balanceada e adequada provoca as doenças colocadas a seguir, exceto:

A) anemia, provocada pela carência de ferro na alimentação.
B) osteoporose, provocada pela carência de cálcio na alimentação.
C) bócio, a "doença do papo", provocada pela carência de alimentos ricos em iodo.
D) escorbuto, provocada pela carência de vitamina C na alimentação.
E) daltonismo, provocado pela carência de pigmentos fotossintéticos na alimentação.

GABARITO.

Por: Anna Carolyne
Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: Exercício sobre Biologia Molecular com Gabarito e Resolução
Exercício sobre Biologia Molecular com Gabarito e Resolução
https://1.bp.blogspot.com/-BS4SCYgeYpM/YU9tlpMVO6I/AAAAAAAAAe4/gFJ8yNPzcqQTgtfj8IS1Nmi6NkGaFVDOwCLcBGAsYHQ/s16000/Biologia%2BMolecular%2BMeu%2BExerc%25C3%25ADcio%2BIndaga%25C3%25A7%25C3%25A3o.png
https://1.bp.blogspot.com/-BS4SCYgeYpM/YU9tlpMVO6I/AAAAAAAAAe4/gFJ8yNPzcqQTgtfj8IS1Nmi6NkGaFVDOwCLcBGAsYHQ/s72-c/Biologia%2BMolecular%2BMeu%2BExerc%25C3%25ADcio%2BIndaga%25C3%25A7%25C3%25A3o.png
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/09/exercicio-sobre-biologia-molecular-com-gabarito-e-resolucao.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/09/exercicio-sobre-biologia-molecular-com-gabarito-e-resolucao.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo