Exercício Índices de Desenvolvimento Humano (Geografia) com Gabarito

Exercício Índices de Desenvolvimento Humano (Geografia) com Gabarito QUESTÃO 01 Com relação aos indicadores sociais e econômicos de um país ...

Exercício Índices de Desenvolvimento Humano (Geografia) com Gabarito

QUESTÃO 01
Com relação aos indicadores sociais e econômicos de um país ou de uma determinada região, assinale a alternativa incorreta.

A) O Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, leva em consideração a expectativa de vida (medida pela longevidade e saúde da população), escolaridade (medida pela taxa de analfabetismo e tempo médio de escolaridade) e Produto Interno Bruto - PIB per capita (que mede o nível de vida da população).

B) Apenas a renda per capita de uma país não exprime a sua realidade socioeconômica interna, pois não informa a respeito da distribuição desigual de renda e nem sobre o bem-estar humano desse país.

C) Para avaliar o desenvolvimento social e humano de um país ou região, muitos são os índices utilizados, dentre os quais se incluem dados sobre a contagem da população, analfabetismo, taxa de escolaridade, acesso à água potável e à rede de esgoto, mortalidade infantil e fecundidade, expectativa de vida e cálculo do Produto Interno Bruto - PIB.

D) No Brasil, em praticamente todos os quesitos normalmente utilizados para avaliar o desenvolvimento social e humano, as regiões Sul e Sudeste têm desempenho superior aos das regiões Norte, Centro-Oeste e, especialmente, do Nordeste.

E) O Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, que vai de um a zero, é alto nos países como Noruega, Suécia, Austrália, Canadá e Países Baixos, dentre outros, e baixo na maioria dos países africanos subdesenvolvidos.

RESPOSTA.

QUESTÃO 02
"O surgimento de grandes centros urbanos com crescimento desordenado, as migrações de populações inteiras provocadas pela escassez de alimentos e por guerras, a poluição e o desemprego resultaram em aumento da mortalidade nos países mais pobres e no agravamento de problemas de saúde."
(Geopolítica das doenças. Atualidades Vestibular, São Paulo, p. 196, 2008.)

A partir da leitura de texto e de seus conhecimentos geográficos sobre o desenvolvimento urbano-industrial e a dinâmica populacional, é correto afirmar que:

A) a presença dos programas de prevenção e tratamento instituídos pelo sistema público de saúde, em países pobres, reduz a taxa de doenças crônicas na infância e baixa os níveis da mortalidade infantil para 0%.

B) nos últimos anos tem ocorrido uma diminuição entre a esperança de vida dos países desenvolvidos e os subdesenvolvidos devido à melhorias infraestruturais: com o acesso à água potável, a uma alimentação adequada e a eficiência dos programas de saúde pública para toda a população.

C) a ocorrência das epidemias, das guerras civis, as condições socioeconômicas das pessoas, bem como a deficiência na qualidade e quantidade de serviços públicos existentes (hospitais, escolas e saneamento básico) em países pobres, interferem diretamente no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e no agravamento das desigualdades sociais.

D) as aplicações de políticas públicas pobres, nas áreas de urbanização descontrolada, contribuíram para solucionar os problemas da infraestrutura urbana dos bairros degradados das periferias, com a construção de condomínios fechados que atendem prioritariamente à classe menos privilegiada.

E) o destaque da produção mundial de grãos, cereais, açúcar, café, entre outros, nos países pobres, reduz os índices da fome e da mortalidade infantil, visto que o lucro das exportações desses produtos é revertido em políticas públicas que atendem, principalmente, à população de baixa renda.

RESPOSTA.

QUESTÃO 03
Embora, com base no PIB (Produto Interno Bruto), apurado pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), o Brasil esteja entre os dez primeiros países na economia mundial, na classificação baseada no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que varia em uma escala de 0 a 1, ele está na 20ª. posição no ranking da América Latina, cuja primeira posição pertence ao Chile.

O PNUD (Programa Das Nações Unidas para o Desenvolvimento) estabeleceu, em 2011, que os 47 países com o maior IDH são Países de Desenvolvimento Humano Muito Elevado. O último colocado nessa classificação atingiu IDH igual a 0,793.

A tabela a seguir apresenta dados do IDH, constantes no relatório do Desenvolvimento Humano de 2011, do PNUD.

a-tabela-a-seguir-apresenta-dados-do-idh-constantes-no-relatorio-do-desenvolvimento-humano-de-2011-do-pnud

Considere as informações do texto e da tabela acima, assinale a alternativa correta.

A) Os continentes em que o país com o IDH mais elevado e o país com o IDH mais baixo estão localizados são, respetivamente, Europa e Ásia.

B) A Nova Zelândia, que está entre os cinco países com o maior IDH, encontra-se no continente africano.

C) A diferença entre o IDH do Brasil e o IDH do país da América do Sul com maior desenvolvimento humano é de 0,87%.

D) Mantido o IDH dos demais países, se o Brasil tivesse atingido mais, 0,076 pontos, teria sido classificado como País de Desenvolvimento Humano Muito Elevado.

E) Entre os países da América Latina com maior IDH, estão o Chile e a Venezuela, que são as duas únicas nações da América do Sul a não fazerem divisa com o Brasil.

RESPOSTA.

QUESTÃO 04
O Brasil  tem obtido resultados positivos na tentativa de melhorar seus indicadores socioeconômicos, porém estes ainda são insatisfatórios, principalmente se analisados em níveis regional.

Em relação aos indicadores socioeconômicos do Brasil, marque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.

(     ) A estrutura dos impostos, desequilibrada e injusta, figura entre as principais causas da concentração de renda.

(     ) O país detém, no Índice de Gini, uma posição das mais elevadas, o que caracteriza um quadro de grande desigualdade.

(     ) O principal problema para a queda continua do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país é a saúde, pois esse índice leva em conta a expectativa de vida das pessoas ao nascer.

(     ) A renda per capita, quando calculada separadamente de outros indicadores, proporciona uma melhor avaliação da situação de pobreza e das desigualdades regionais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:

A) V - V - F - F.
B) V - F - F - V.
C) F - V - V - F.
D) F - F - F - V.
E) V - F - V - V.

RESPOSTA.

QUESTÃO 05
Analise a tabela.


Os dados da tabela e seus conhecimentos geográficos permitem afirmar que:

A) o indicador exprime as diferenças regionais no desenvolvimento da tecnologia para a agricultura.

B) a tabela retrata as condições de vida das populações nos diversos países do mundo.

C) o índice reflete o ranking dos países mais povoados.

D) a parcela da população que vive sob sortes privações apresenta alto desenvolvimento humano.

E) a posição dos países no ranking é calculada pela estabilidade econômica.

RESPOSTA.

QUESTÃO 06
O coeficiente de Gini é uma relação estatística para medir a desigualdade social, incluindo a distribuição de renda, e varia de 0 (zero) a 1 (um). O gráfico apresenta, no período de 2005 a 2009, os coeficientes encontrados em alguns países do G20, nos quais para a distribuição de renda o coeficiente 0 corresponde à completa igualdade na renda (todos detêm a mesma renda per capita) e o coeficiente 1 corresponde à completa desigualdade entre as rendas.

Coeficiente de Gini da renda em países do G20, 2005 - 2009

A partir da analise do gráfico, é correto afirmar que, no período e dentre os países analisados,

A) o Brasil é o segundo país com maior desigualdade na distribuição de renda dentre os países do G20.

B) o Brasil apresenta a melhor taxa de distribuição de renda dos países da América latina.

C) assim como no Brasil, os governos de países de economias emergentes priorizam a melhoria na distribuição de renda.

D) a África do Sul apresenta a melhor distribuição de renda do grupo em função dos recursos minerais existentes em seus territórios.

E) países desenvolvidos como França, Alemanha e Canadá, embora apresentem economia estável, possuem elevados índices de desigualdade social.

RESPOSTA.

QUESTÃO 07
A distribuição da população mundial é extremamente heterogênea, apresentado áreas densamente povoadas e outras com grandes vazios demográficos. O mesmo ocorre com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que apresenta algumas áreas com altos índices e outras com níveis mais baixos.

Considerando o exposto e a literatura sobre o assunto abordado, analise as seguinte proposições:

I. O Canadá é um país pouco populoso, cuja população encontra-se homogeneamente distribuída pelo seu território, fazendo com que esse país apresente um alto IDH.

II. Os Estados Unidos são um país populoso e apresentam elevada renda per capita, além de possuírem o maior PIB do mundo e um alto IDH.

III. A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, porém apresenta renda per capita baixa e mal distribuída, tendo como consequência um baio IDH.

IV. A China é o país mais populoso do mundo e sua economia vem crescendo fortemente nos últimos anos, o que determina o seu IDH muito alto.

V. O Brasil é um dos países mais populosos do mundo e com significativo crescimento econômico nos últimos anos, apesar de ainda apresentar uma má distribuição de renda e um médio IDH.

A) I e V.
B) III e IV.
C) I e III.
D) II e III.
E) II e V.

RESPOSTA.

Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: Exercício Índices de Desenvolvimento Humano (Geografia) com Gabarito
Exercício Índices de Desenvolvimento Humano (Geografia) com Gabarito
https://4.bp.blogspot.com/-rlk2WvbPeR4/W7VjnWBoDkI/AAAAAAACNeQ/bbrDRJO6SlUjtNnQYkawWKBBB2WC3pnrACLcBGAs/s1600/a-tabela-a-seguir-apresenta-dados-do-idh-constantes-no-relatorio-do-desenvolvimento-humano-de-2011-do-pnud.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-rlk2WvbPeR4/W7VjnWBoDkI/AAAAAAACNeQ/bbrDRJO6SlUjtNnQYkawWKBBB2WC3pnrACLcBGAs/s72-c/a-tabela-a-seguir-apresenta-dados-do-idh-constantes-no-relatorio-do-desenvolvimento-humano-de-2011-do-pnud.jpg
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/09/exercicio-indices-de-desenvolvimento-humano-geografia-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/09/exercicio-indices-de-desenvolvimento-humano-geografia-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo